Ferramenta de Live do Facebook

Como a sua marca pode usar o live no Facebook e Instagram

A comunicação digital está cada vez mais ao vivo. O Facebook e o Instagram liberaram o recurso do live para qualquer marca.

Essa possibilidade pode parecer assustadora para quem sempre esteve acostumado a controlar cada detalhe de um material publicitário.

Já sabemos que, no ambiente digital, as pessoas esperam uma relação mais humana com as marcas e um conteúdo mais autêntico e menos maquiado.

O crescimento do vídeo na web também ajuda a confirmar esse novo caminho para comunicação de empresas.

Trabalhar com esse recurso, no entanto, impõe cuidados e uma busca por novas formas de falar com o público. Não dá para usar o live para dizer as mesmas coisas e da mesma forma.

Então vamos fazer live, mas transmitir o quê?

Live Facebook

1) Antes das sugestões, uma dica importante

Quando uma página no Facebook ou Instagram faz um live, ela envia uma notificação para todos os seguidores da fanpage. Ou seja, se você possui 100.000 fãs, todos eles saberão que você está ao vivo nas redes sociais.

Atualmente, é possível agendar transmissões ao vivo, o que pode ser benéfico para gerar buzz em torno de uma transmissão.

Imagine que você tem um convidado relevante para o seu público. Ele receberão uma notificação no celular: “A sua marca favorita agendou uma transmissão com o influenciador que você gosta”. Perfeito, não?

2) Una forças com um influenciador

Trabalhar com Marketing de Influência é uma das ferramentas mais poderosas para marcas na internet.

Convide um influenciador ou referência do seu público para assumir um live nas páginas da sua marca no Facebook e Instagram. Ele pode falar sobre temas relevantes para os seus seguidores.

Incentive que os usuários façam perguntas para serem respondidas ao vivo. É interessante que o influenciador compartilhe o live na página dele, assim é possível agregar novos fãs que já nascem engajados.

Como estamos falando de uma transmissão ao vivo, é fundamental que o influenciador também se relacione bem com a câmera e tenha jogo de cintura e segurança para se relacionar com os seguidores.

Afinal, como falamos nesse outro artigo, as pessoas esperam entretenimento no Facebook.

No caso de políticos, é ainda importante antecipar possíveis cascas de banana que possam surgir nos comentários e já deixar preparadas as respostas.

Se você tem uma sorveteria, pode levar um especialista para experimentar novos sabores. Se você trabalha com tintas, pode chamar um pintor. Se possui uma marca de carros, pode promover um testdrive com influenciadores.

Marcas transmitem ao vivo no Facebook

3) Ofereça conteúdo inédito para os seus seguidores

Não há nada mais valioso para uma marca nas redes sociais do que atenção do seu consumidor.

As pessoas recebem milhares de conteúdos todos os dias em seus perfis nas redes sociais.

Além de brigar com outras marcas, quando uma empresa está no Instagram, por exemplo, ela também disputa espaço com os amigos dos seus seguidores.

Ou seja, no live ou fora dele, é fundamental oferecer conteúdo inédito e interessante para quem segue a sua marca. Caso contrário, o esquecimento é destino bem provável.

Através de um live, você pode mostrar para os seus seguidores lugares, coisas e pessoas que jamais eles veriam de “tão perto”.

Entrevistar alguém importante, mostrar um experimento científico, ir até um lugar diferente em uma viagem, transmitir um evento ou mostrar a fábrica da sua empresa são algumas possibilidades.

O Facebook recomenda transmissões mais longas para permitir que os usuários tenham tempo de entrar em contato com o seu conteúdo.

4) Crie um produto em vídeo periódico sobre a sua empresa

Além de influenciadores e conteúdo inédito, pode ser interessante criar um formato de programa para sua empresa nas redes sociais.

Semanalmente, um representante pode ir até o live falar sobre os desafios e experiências da equipe durante aquela semana.

Você também pode escolher um ou dois apresentadores para conversarem e tirarem dúvidas sobre o que acontece no universo da sua marca.

Uma empresa que trabalhe com roupas, pode criar um programa semanal sobre tendências de moda e discutir com os fãs. O mesmo para carros ou gastronomia.

É interessante que um dos participantes do vídeo tenha sempre um smartphone em mãos para fazer a ponte com quem comenta no post do live.

Bom, essas foram apenas algumas ideias para ajudar a inspirar e colocar a sua marca live nas redes sociais.

Mais sugestões?

Com informações do Social Media Examiner

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